Produção do curso de Educação Física está entre as mais acessadas no RIUNI

Desde que implantado na Universidade, o Repositório Institucional da Unisul, o Riuni, concentra em um único espaço toda a produção intelectual de forma a preservar tanto a visibilidade quanto a gestão dessas publicações.

Uma das produções mais acessadas foi o trabalho de conclusão de curso de Educação Física intitulado “Efeito do Treinamento de Força com Oclusão de Fluxo sanguíneo Sobre a Hipertrofia Muscular: Uma revisão de literatura”, que também, bateu o recorde de downloads. Ao todo foram 630 visualizações e 341 downloads que reforçam a qualidade das pesquisas científicas do curso e sua importância a comunidade acadêmica. “O tema deste trabalho deve ter despertado o interesse de tantos profissionais e estudantes da área da saúde, pois há pouca literatura escrita em língua portuguesa e pode ser considerado um assunto que quebra paradigmas no treinamento de força”, destaca o professor Leonardo de Luca, orientador do TCC.

A conquista representa o engajamento do curso que desde 2009 segue firme na qualificação dos TCCs e do processo de orientação, segundo a coordenadora, professora Maria Letícia Knnor. “Para o curso de Educação Física, é uma conquista grande receber este tipo de dado. E isto fica evidente quando avaliamos a qualidade dos trabalhos produzidos hoje e do impacto que isto tem na comunidade acadêmica. A disponibilização on-line de forma tão organizada e sistemática contribui demais para o acesso de dados relevantes e no avanço das pesquisas”, conta.

Trabalhar o RIUNI em sala de aula, proporciona o acesso ao conhecimento embasado em novas pesquisas, o que só trará benefícios. “Para o aluno e para o professor, esta socialização é um primeiro passo para a construção de novos objetivos. E sem dúvida, nossa equipe fica muito feliz de poder desfrutar desta oportunidade através do RIUNI”, complementa a Coordenadora.

O RIUNI foi lançado em 2016 para reunir toda a produção científica da Unisul. Para saber mais sobre a ferramenta clique AQUI.