Professor da Unisul assume cargo de editor em revista internacional

O professor José Baltazar Salgueirinho Osório de Andrade Guerra foi convidado para assumir o cargo de Editor Associado da Revista internacional de alto impacto, considerada entre as melhores do mundo na área da educação, a International Journal of Sustainability in Higher Education, da Emerald publishing.

O professor Baltazar é Professor permanente dos Programas de Pós-Graduação em Administração (Pós-Doutorado, Doutorado e Mestrado) e em Ciências Ambientais (Mestrado) na Unisul, onde fundou e lidera o Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens).

O International Journal of Sustainability in Higher Education foi fundado em 2000 (https://www.emeraldgrouppublishing.com/journal/ijshe). Esta revista cientifica internacional foi referida, no suplemento de Educação do Times Higher Education, como uma das melhores revistas internacionais na área da educação.

O objetivo do International Journal of Sustainability in Higher Education é fornecer informações atualizadas sobre novos desenvolvimentos e tendências em sustentabilidade no contexto de ensino superior, e catalisar o networking e troca de informações sobre o desenvolvimento sustentável e sobre os ODS´s em particular, numa base global.

A questão da sustentabilidade no contexto do ensino superior é, em certa medida, um tema recente. Uma vez que mais de 600 universidades em todo o mundo se comprometeram com a sustentabilidade assinando acordos e convenções internacionais como a Carta de Bolonha, a Declaração de Halifax, a Declaração de Talloires e a Carta Copérnico para o Desenvolvimento Sustentável, a revista oferece um meio de comunicação vital para esse campo de pesquisa emergente. Mais recentemente, a “Agenda 2030” acordada pela Assembleia Geral da ONU em novembro de 2015 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) significam que as instituições de ensino superior devem, mais do que nunca, se engajar na implementação do desenvolvimento sustentável em todas as áreas temáticas.

A revista foi projetada para ser um fórum internacional, relevante não apenas para pessoas que trabalham no setor acadêmico, mas também para profissionais, consultores e escritores profissionais preocupados e trabalhando no campo do desenvolvimento sustentável.

As métricas do IJSHE em 2020 foram as seguintes: Fator de Impacto: 2,0, CiteScore Scopus: 4,1 e na plataforma Sucupira tem as seguintes classificações, nas áreas de avaliação: Administração pública e de empresas, ciências contábeis e turismo (A1), Engenharias III (A2), Saúde coletiva (B1).

O professor Baltazar é Pós-Doutor em Desenvolvimento Sustentável, Energias e Ambiente pelas Universidades de Cambridge, Universidade Metropolitana de Manchester e Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo e Doutor em Ciência Política.

Baltazar é Pesquisador do Centro para a Governança da Energia, Ambiente e Recursos Naturais (C-EENRG), do departamento de economia da terra da Universidade de Cambridge e fundador e líder do Centro de Desenvolvimento Sustentável/Grupo de Pesquisa em Eficiência Energética e Sustentabilidade (GREENS) da Unisul.

Como líder de projetos internacionais de pesquisa, nas áreas das Energias Renováveis e Limpas, desenvolveu com seus alunos a primeira escola solar do Brasil e uma Estufa hidropônica Solar. Além disso, é autor de mais de 200 trabalhos científicos distribuídos entre artigos, capítulos, edições de livros e enciclopédias.