Professores da UV visitaram 1ª Mostra do Sistema Prisional

A 1ª Mostra Laboral do Sistema Prisional Brasileiro e do Estado de Santa Catarina aconteceu entre os dias 15 e 17 de setembro no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis.

Os professores Aloisio Rodrigues, coordenador do curso de Serviços Penais e o Professor Giovani de Paula coordenador do Programa de Especialização em Segurança da UnisulVirtual visitaram o evento e consideraram positiva a iniciativa dos Governo Federal e Estadual, que permitiu evidenciar parcerias do sistema com a sociedade e iniciativa privada tendo como resultado a preparação do preso para o ingresso no mercado de trabalho para facilitar (re) inserção social.

O evento contou com a presença do Governador do Estado de Santa Catarina, Raimundo Colombo, acompanhado da Secretária de Justiça e Cidadania, Ada de Lucca, além de outras autoridades civis, militares e do empresariado, o que denota preocupação e envolvimento na causa em prol da humanização do sistema.

Para os professores, a preocupação e o comprometimento do Estado e da sociedade com a questão penitenciária é um imperativo ético necessário que vem ao encontro dos processos de inclusão e de exercício dos direitos de cidadania por parte de todos os cidadãos, o que inclui os que eventualmente tenham entrado em conflito com a lei e que tenham sido criminalizados.

“A proteção dos direitos fundamentais é um pressuposto basilar numa sociedade democrática e nesse contexto deve-se se assegurar aos apenados as condições para que possam ter uma harmônica integração social, conforme previsto no primeiro artigo da Lei de Execuções Penais no Brasil (Lei 7210 de 11 de julho de 1984), o que perpassa pela preparação para o mercado de trabalho”, falam.

A Universidade se coloca como parceira nesse propósito, para preparar a sociedade alinhando os compromissos com os direitos e deveres de cidadania, com uma cultura voltada à promoção da paz, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.

COMPARTILHAR