Profoco tem 17 oficinas para professores e colaboradores em fevereiro

O Programa de Formação Continuada da Unisul (Profoco) oferece aos professores e demais colaboradores o Ciclo de Formação Docente – FEV2016. Uma atividade é virtual e outras três ocorrem nos campi Tubarão e Grande Florianópolis. As demais atividades foram elaboradas de acordo com a especificidade de cada campus e também ocorrem entre 22 e 29 de fevereiro.

As discussões acerca do Currículo Lattes, Sala de Aula Invertida e Sustentabilidade estão disponíveis nos dois campi, bem como a atividade virtual que aborda ‘O uso do ambiente virtual como apoio ao ensino presencial’. Em Tubarão, os colaboradores também podem participar de outras quatro oficinas: Plano de Ensino; Publicações Acadêmicas e Científicas; Pesquisas Qualitativas; Pesquisas Quantitativas.

A equipe do Profoco preparou outras cinco atividades para contribuir com os professores da Unidade Pedra Branca: Desafios da Docência; Programas de Pesquisa da Unisul; Organização Bibliográfica no Mendley; Questões Avaliativas; Instrumentos de Avaliação.

 PROFOCO – CICLO DE FORMAÇÃO DOCENTE – FEV.2016

 

 ATIVIDADE A DISTÂNCIA:  (inscrições abertas para todas as unidades)

 Atividade 01: O uso do ambiente virtual como apoio ao ensino presencial

Ministrante: Dra. Patrícia Meneghel

Início: 24 de fevereiro (inscrições até 22 de fevereiro)

Período de duração: 24 de fevereiro a 24 de março

Local: Ambiente Virtual – EVA

Abordagem: Orientações para uso das salas do ambiente virtual (EVA) como ferramenta de apoio on-line às aulas presenciais.

Vagas: 50

 

OFERTAS EM TUBARÃO:

 

Dia 22 de fevereiro de 2016 – Segunda-feira

 Atividade 02: Como cadastrar e atualizar o Currículo Lattes

Ministrante: Dra.  Fabiana Schuelter Trevisol e Dr. Daisson José Trevisol

Horário: 14h às 17h

Unidade: Tubarão

Local: Laboratório de Multimídia 2  – prédio sede

Abordagem: Experiências de interatividade com as ferramentas para cadastrar e atualizar o currículo Lattes. Orientar os procedimentos para cadastrar e atualizar o currículo Lattes.

Vagas: 50

 

Atividade 03: Aprendizagem ativa no ensino superior:  Sala de Aula Invertida

Ministrante: Dr. José Armando Valente – UNICAMP (SP), mestre e doutor pelo Massachuetts Institute of Technology (MIT)

Horário: 19h às 22h

Unidade: Tubarão

Local: Salão Nobre – prédio sede

Abordagem: Concepções de aprendizagem ativa. A estratégia da sala de aula invertida (flipped classroom). O uso das tecnologias educacionais na sala da aula invertida para redução da evasão e reprovação. Reflexão sobre a  estratégia da sala de aula invertida como perspectiva metodológica  para promover a aprendizagem ativa no ensino superior.

Vagas: 190

 

 

Dia 23 de fevereiro de 2016 – Terça-feira

 Atividade 04: O plano de ensino no formato metodológico da UNISUL

Ministrante: MsC. Marilane Cascaes da Rosa e MsC. Rosimar Ramos da Mota

Horário: 14h às 17h

Unidade: Tubarão

Local: Laboratório Multimídia 2 – prédio sede

Abordagem: Orientações para elaboração do plano de ensino em consonância com o formato metodológico proposto pela Unisul.

Vagas: 50

 

 

Atividade 05: Metodologia da pesquisa qualitativa

Ministrante: Dr. Fábio Rauen

Horário: 19h às 22h

Unidade: Tubarão

Local: sala 209 – bloco pedagógico

Abordagem: Pesquisa qualitativa: critérios, instrumentos, amostragem,  tratamento dos dados e comunicação dos resultados.  Conhecer os fundamentos das bases metodológicas para a realização da pesquisa qualitativa.

Vagas: 50

 

 

 

Dia 24 de fevereiro de 2016 – Quarta-feira


Atividade 06: Pesquisa quantitativa: como amostrar, descrever e inferir

Ministrante: Dr. Sidenir Niehuns Meurer

Horário: 14h às 17h

Unidade: Tubarão

Local: sala 209 – bloco pedagógico

Abordagem: Simular experiências de investigação científica para aplicar procedimentos de amostrar,  descrever e inferir em pesquisa quantitativa. Aplicar os  critérios e procedimentos de amostrar, descrever e inferir na pesquisa quantitativa.

Vagas: 50

 

 

Atividade 07: Publicação acadêmica e científica

Ministrante: Dr. Daisson José Trevisol

Horário: 19h às 22h

Unidade: Tubarão

Local: sala 209 – bloco pedagógico

Abordagem: Diferenças entre publicação acadêmica e científica. Estrutura e características do artigo científico para publicação. Critérios gerais para publicação em Revista Qualis.

Vagas: 50

 

Dia 25 de fevereiro de 2016 – Quinta-feira


Atividade 08:
Os cenários da sustentabilidade e da insustentabilidade

Ministrante: Dr. Fátima Elizabete Marcomim, Dra. Ivana Marcomim e Dr. Gilmar P. Plá

Horário: 19h às 22h

Unidade: Tubarão

Local: sala 209 – bloco pedagógico

Abordagem: Proposta da conferência mundial do clima de 2015. Cenários da sustentabilidade e da insustentabilidade e a prática docente. Sensibilização para a importância da  incorporação da sustentabilidade socioambiental na prática docente.

Vagas: 50

 

 

ATIVIDADE SEMIPRESENCIAL (um encontro presencial em Tubarão)

Inscrições até 29 de fevereiro

Atividade 09: Sala de aula invertida: uma nova metodologia na educação superior

Ministrante: MsC. Márcia Loch

Abordagem: Fundamentos da sala de aula invertida. A tecnologia a serviço da sala de aula invertida. O planejamento das aulas: momentos presenciais e momentos a distância. Repositórios virtuais e o uso da licença Creative Commons. Experimentar a aplicação da metodologia da sala de aula invertida nas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação.

Período de atividades no EVA: 07 a 31 de março

Encontro presencial:

Data: 29 de março

Horário: 15h às 18h

Unidade: Tubarão

Local: sala 209 – bloco pedagógico

Vagas: 40

 

 

OFERTAS NA PEDRA BRANCA:

 

Dia 22 de fevereiro de 2016 – Segunda-feira


Atividade 10:
Desafios para a docência universitária na contemporaneidade

Ministrante: Dr. Marcos Tarciso Masetto – PUC (SP)

Horário: 19h às 22h

Unidade: Pedra Branca

Local: Auditório C

Abordagem: A docência focalizada no desenvolvimento do perfil do profissional, destacando  seu processo de aprendizagem, ensino com pesquisa e com atividades de extensão, em ambientes profissionais, com metodologias ativas e processo de avaliação contínuo.

Vagas: 190

 

 Dia 23 de fevereiro de 2016 – Terça-feira


Atividade 11:
Os programas de pesquisa na UNISUL

Ministrante: MsC. Alexandre de Medeiros Motta e MsC. Vilson Leonel

Horário: 14h às 18h

Unidade: Pedra Branca

Local: Sala 113 – bloco D

Abordagem: O desenvolvimento do pensamento científico por meio da participação em editais de pesquisa. Elaboração de projetos de pesquisa direcionados ao Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 170, Programa Unisul de Iniciação Científica (PUIC) e Programa de Bolsas de Pesquisa do Artigo 171.

Vagas: 50

 

Atividade 12: Organização das referências bibliográficas no Mendeley

Ministrante: MsC. Anna Quialheiro Abreu da Silva

Horário: 19h às 22h

Unidade: Pedra Branca

Local: Sala 115 – bloco D

Abordagem: O Mendeley é uma excelente ferramenta de gerenciamento de referências além de ser uma rede social de compartilhamento de artigos científicos. Orientar professores e pesquisadores a organizar sua biblioteca de artigos científicos para utilizar na composição de projetos de pesquisa, dentre outros trabalhos acadêmicos.

Vagas: 40

 

 

Dia 24 de fevereiro de 2016 – Quarta-feira


Atividade 13:
Curriculum Lattes: importância para o docente e o seu preenchimento

Ministrante: MsC. Gisele Mason e Angela Schmidt

Horário: 14h às 18h

Unidade: Pedra Branca

Local: Sala 113 – bloco D

Abordagem: O impacto do Curriculum Lattes nas avaliações externas e os tipos de produções acadêmicas válidas para pontuar. Orientação para o preenchimento.

Vagas: 50

 


Atividade 14:
Cenários de sustentabilidade e da insustentabilidade

Ministrante: Dra. Fátima Marcomin

Horário: 19h às 22h

Unidade: Pedra Branca

Local: sala 115 – bloco D

Abordagem: Proposta da conferência mundial do clima de 2015. Cenários da sustentabilidade e da insustentabilidade e a prática docente. Sensibilização para a importância da  incorporação da sustentabilidade socioambiental na prática docente.

Vagas: 50

 

 

Dia 25 de fevereiro de 2016 – Quinta-feira


Atividade 15:
Elaboração e qualificação de questões avaliativas

Ministrante: MsC. Luiz Guilherme Buchmann Figueiredo

Horário: 19h às 22h

Unidade: Pedra Branca

Local: sala 115 – bloco D

Abordagem: orientação para a elaboração e qualificação de questões de avaliação.

Vagas: 50

 

 

ATIVIDADES SEMIPRESENCIAIS  (01 encontro presencial na Pedra Branca)

Inscrições até 29 de fevereiro


Atividade 16: Avaliação da aprendizagem: fundamentos e técnicas para elaborar instrumentos de avaliação

Ministrante: MsC. Márcia Loch

Abordagem: Fundamentos da avaliação da aprendizagem. A avaliação da aprendizagem por competência e habilidades. Os tipos e formatos de instrumentos de avaliação da aprendizagem nas modalidades presencial e a distância. O feedback como ação formativa.

Período de atividades no EVA: 07 de março a 07 de abril

Encontro presencial:

Data: 05 de abril

Horário: 15h às 18h

Unidade: Pedra Branca

Local: sala 113 – bloco D

Vagas: 40

 

 Atividade 17: Sala de aula invertida: uma nova metodologia na educação superior

Ministrante: MsC. Márcia Loch

Abordagem: Fundamentos da sala de aula invertida. A tecnologia a serviço da sala de aula invertida. O planejamento das aulas: momentos presenciais e momentos a distância. Repositórios virtuais e o uso da licença Creative Commons. Experimentar a aplicação da metodologia da sala de aula invertida nas disciplinas dos cursos de graduação e pós-graduação.

Período de atividades no EVA: 07 a 31 de março

Encontro presencial:

Data: 22 de março

Horário: 15h às 18h

Unidade: Pedra Branca

Local: sala 113 – bloco D

Vagas: 40

 

 

 

 

COMPARTILHAR