Projetos da Unisul são apresentados na Itália

Dois projetos da Unisul ligados à sustentabilidade foram apresentados no congresso International Sardinia Symposium. Além de divulgados na décima quinta edição do evento na Itália, entre 5 e 9 de outubro, pela professora Anelise Cubas, os projetos Ciência Móvel e Plasma Térmico serão publicados na revista Waste Management (A1 qualis capes).

O congresso na Itália é considerado um dos mais importantes do mundo na área de resíduos, de acordo com a professora Anelise. As duas apresentações foram dos projetos:

– Ciência Móvel ‘ENVIRONMENTAL EDUCATION: Mobile Science Promoting Sustainable Solutions In Waste Treatment’
– Eliminação de resíduos de bateria de celular por plasma térmico ‘SPENT BATTERIES FINAL TREATMENT USING THERMAL PLASMA’

A maioria das oficinas oferecidas na escolas de ensino médio pelo caminhão da Unisul, Ciência Móvel, focam em reaproveitamento de resíduos. “No congresso foram apresentadas quatro oficinas que eram trabalhadas nas escolas entre 2013 e 2014. Hoje elas fazem parte do Ciência Móvel”, explica e enumera a professora.

– Biodiesel – aproveitamento de óleo de cozinha usado,
– Biofilme – aproveitamento da glicerina,
– Sabão – aproveitamento da glicerina e óleo de cozinha usado,
– Aquecimento solar – aproveitamento de garrafa pet e caixas de leite longa vida

Os trabalhos também serão publicados em uma edição especial da revista Waste Management (A1 qualis capes). A revista internacional é dedicada à apresentação e discussão de informações sobre resíduos sólidos. Ela divulga ações relacionadas à vários tipos de resíduos sólidos. “O editor da revista, Rainer Stegman, é um dos principais organizadores do Congresso. Ele trabalha com a parte de educação ambiental focada a resíduo e apoia iniciativas como a nossa para disseminar a ciência focando em problemas ambientais”, contextualiza Anelise.