TCC Destaque: Análise da Implementação da Plataforma BIM em SC

TCC Destaque: Análise da Implementação da Plataforma BIM em SC – entre os dias 23 e 25 de novembro aconteceu na Unisul da Pedra Branca a defesa de TCCs Engenharia Civil 2016/2.

O evento de apresentação dos Trabalhos de Conclusão de Curso desenvolvidos pelos alunos formandos do curso de Engenharia Civil de 2016/2 baseia-se em um dos objetivos do projeto pedagógico do curso: formar profissionais aptos a atuarem em toda e qualquer área da engenharia civil, desde a pesquisa até o canteiro de obras.

O principal objetivo a ser alcançado com a elaboração do TCC, é proporcionar aos alunos condições para o desenvolvimento de uma atividade de pesquisa, complementando o estudo científico e técnico com o desenvolvimento da prática profissional. E ainda, colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer do Curso, na área escolhida para a pesquisa, propiciando, ao aluno, oportunidade para o desenvolvimento das habilidades do engenheiro pesquisador e oportunidade para aplicar o cruzamento de informações e conteúdos interdisciplinares em um único trabalho, preparando-o para o mercado profissional.

TCC destaque: Plataforma BIM

Dentre os trabalhos apresentados, o TCC da acadêmica Luisa Ramos Steiner tratou do Building Information Modeling (BIM), em português: ‘Modelagem da Informação da Construção’. BIM é o nome dado ao processo de construção que utiliza informações parametrizadas e geométricas para modelar um projeto em todas as suas etapas, desde a concepção até a manutenção, podendo ainda considerar a possível reforma e demolição da edificação.

“Percebi que os estudos indicam o BIM como sendo um processo com grande potencial para melhorar a qualidade dos serviços e do produto final. Além disso, identifiquei que faltam trabalhos nacionais que tratam do assunto implementação do BIM. Fiz uma pesquisa na Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC) para analisar como está o processo de implementação da plataforma BIM no Estado de Santa Catarina e também para verificar como as empresas da região estão se preparando para atender a proposta do Governo de padronizar os projetos do Estado com a tecnologia BIM a partir de 2018”, comenta a formanda.

TCC destaque: a pesquisa apontou que a maioria das empresas catarinenses está ciente do que é o BIM, porém nem todas fazem uso da plataforma.

O estudo ainda permitiu identificar benefícios que a utilização do BIM proporciona ao usuário e os resultados obtidos com a análise comprovam que o BIM melhora não só a elaboração dos projetos, mas também o processo de construção e a comunicação entre os profissionais envolvidos no projeto. A utilização da plataforma BIM traz melhorias em todo o ciclo de vida da edificação, fazendo com que a qualidade do produto final seja aprimorada.

Foto: Luisa Ramos Steiner

“O BIM exige que seja feita uma mudança cultural na empresa e portanto, a implementação do BIM requer um estudo para que a adoção aconteça da maneira correta. As empresas catarinenses estão de certa forma abertas a novas propostas, porém, a adaptação a esse novo processo está sendo feita aos poucos”, conclui Luisa.

Texto: Luisa Ramos Steiner / Colaboração Reginaldo Osnildo