Unisul discute mídias e tecnologias na educação

Evento na Faculdade Municipal de Palhoça foi realizado na noite desta terça-feira

A Unisul e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) promoveram o IV Workshop Mídias e Tecnologias na Educação Básica nesta terça-feira, 6, na Faculdade Municipal de Palhoça. Mais de 350 professores e alunos discutiram formações e aprimoramentos que possam qualificar o ensino da educação básica.

As oficinas do workshop ofereceram aos participantes a experimentação de práticas pedagógicas voltadas para a Educação Integral com a utilização das mídias e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os debatedores foram Juares Thiesen, doutor (UFSC); Ademilde Silveira Sartori, doutora (Udesc); Lyana Virgínia Thédiga de Miranda, mestre (UFSC) e Horácio Dutra, mestre (Unisul).
O objetivo foi qualificar o ensino da educação básica, empregando as mídias, as tecnologias de informação e a comunicação, como formas de dar significado ao aprendizado. “O evento de hoje foi extremamente relevante para pensarmos nas práticas pedagógicas na perspectiva da educação básica e das tecnologias disponíveis no cotidiano de todos os alunos e professores”, avaliou a professora da Unisul Saionara Oliveira B. da Silveira.

As discussões buscaram refletir e apontar as possibilidades do uso das mídias e TIC, a fim de dinamizar e qualificar as práticas pedagógicas. “Os palestrantes trataram o tema com muita competência e provocaram inúmeras reflexões a todos os participantes“, completou Saionara. Já, a professora Ademilde Silveira Sartori, da Udesc, destacou a citação de Paulo Freire. “Educação precisa de amorosidade e coragem”.