Unisul e Fundação Renova desenvolvem sistema para Defesa Civil em MG

O recém iniciado Ciclo de Formação Continuada das Defesas Civis levará a expertise da Unisul aos profissionais que atuam nos municípios de Mariana, Barra Longa, Santa Cruz do Escalvado e Rio Doce, ao Estado de Minas Gerais. A iniciativa resulta da parceria entre a Universidade, Fundação Renova e respectivas Defesas Civis e segue até 2024.

A Unisul foi escolhida dentre outras instituições de ensino superior por ser referência nas áreas de áreas de proteção e Defesa Civil, segurança e gestão ambiental, e envolverá cursos de curta duração, de graduação em Gestão Ambiental, pós-graduação em Defesa Civil além de vários projetos de pesquisa, extensão e soluções que irão construir em conjunto os alicerces para criação de um sistema referência, em Mariana (MG).

De acordo com o reitor da Unisul, professor Mauri Luiz Heerdt, a parceria representa mais um marco na história da Universidade, que ao longo de seus 56 anos, cumpre a missão de praticar o ensino, a pesquisa e a extensão para contribuir com a melhora de vida das comunidades. “A partir desse nosso projeto da Unisul Digital e Unisul Soluções, vamos proporcionar aos profissionais das defesas civis conhecimentos e oportunidades de se tornarem protagonistas em suas áreas de atuação”, ressalta.

O coordenador do projeto, professor Fabrício da Silva Attanásio, explica que o modelo do projeto foi pensando para que os participantes aliem a teoria e prática para atuarem na linha de frente, como desenvolvimento de competências para inovarem e empreenderem na resolução de problemas, com habilidades como o raciocínio lógico,  foco na solução imediata para reestabelecer a normalidade, gerenciar as crises e principalmente, contribuírem com a visão de futuro e desenvolvimento sustentável da região.

Já Welbert Stopa Ferreira, coordenador da Defesa Civil de Mariana (MG), destaca a participação dos agentes das defesas civis dos quatro municípios na concretização do projeto. “A confiança que nos foi dada para desenvolvermos o nosso trabalho é fundamental nesse momento e ainda pela Fundação Renova, com o total apoio para que possamos contribuir com a formação dos nossos agentes”, complementa.