Unisul participa do 1º Encontro Nacional de Cinema e Audiovisual do Ecossistema Ânima

Produções de alunos da instituição de ensino exibem seus trabalhos no tradicional Curta Santos – 18º Festival de Cinema de Santos

Qual é o futuro do cinema no Brasil e no mundo? Quais são as perspectivas profissionais para quem pensa e produz audiovisual? Para buscar respostas a essas perguntas, acontece a partir de 12 de dezembro um evento inédito: o 1º Encontro de Cinema e Audiovisual do Ecossistema Ânima,  do qual a Unisul  faz parte. Pela primeira vez, alunos, professores, pesquisadores, representantes de produtoras e profissionais da área se encontram para discutir os desafios e as oportunidades do setor audiovisual. Ao mesmo tempo, os jovens realizadores mostram, na prática, que a Universidade faz toda a diferença quando se trata de produção de conteúdo de qualidade.

Esta é a primeira vez que uma organização educacional do Brasil reúne seus cursos de Cinema e Audiovisual, que conta com cerca de 600 universitários, para discutir a produção e tendências no setor. O encontro terá a participação dos alunos e professores de cinco unidades acadêmicas de quatro instituições que integram o Ecossistema Ânima: Universidade São Judas Tadeu – Mooca (São Paulo), Unimonte (USJT Santos), Cidade Universitária Una (Belo Horizonte), Unisociesc (Joinvile) e Unisul (Florianópolis).

Entre os destaques do evento está a Mostra Universitária Ânima, que integra a programação do Curta Santos – 18º Festival de Cinema de Santos – que contará com a exibição de 17 obras cinematográficas universitárias de curta metragem produzidas por alunos e egressos do Ecossistema Ânima, entre eles os da Unisul. Os filmes Projeção Queer, de Gabriel Turbiani, Par Perfeito, de Débora Herling, Ratoeira, de Carlos Adelino, e Aço, de Kamila Novaes, Renan Rigon e Victor Zanini são os filmes produzidos pelo Curso de Cinema e Audiovisual da Unisul que participam da Mostra. São obras que resultam do processo de Trabalho de Conclusão de Curso e de exercício de disciplinas e que já participaram de outros festivais e mostras nacionais.  

A parceria prevê a realização de duas sessões especiais, uma no dia 16/12 e outra no dia 17/12, para a exibição dos trabalhos e conversa com os realizadores. Além disso, serão oferecidos workshops gratuitos, abertos ao público e com inscrição prévia, ministrados por docentes das instituições de ensino da Ânima que têm forte atuação no setor.

“É surpreendente a produção dos cursos de cinema e audiovisual das unidades do Ecossistema Ânima. Temos professores que são referência em todo o país, produções de alunos premiadas internacionalmente, festivais que impactam as realidades regionais. Até hoje os encontros eram feitos localmente. Agora também estamos abrindo caminhos para ações de âmbito nacional, reunindo pesquisadores, institutos de produção, mercado, professores, alunos e comunidade”, acrescenta Berna Toneto, Assessora da área de Comunicação e Artes da Vice-presidência acadêmica da Ânima.

Antes da Mostra Universitária, haverá uma live, no dia 12 de dezembro, às 17h, com transmissão no Youtube. O debate “Pós-cinemas e cinemas do pós”, que conta com o apoio do Itaú Cultural, discutirá as possibilidades da tecnologia digital, novos modelos de circulação de conteúdo, a consolidação dos serviços de streaming, ampliação do mercado profissional e, com a pandemia da Covid-19, os desafios de produção em cenários de isolamento social. A mediação do encontro será de Ramayana Lira, professora do curso de Cinema e Audiovisual da Unisul e vice-presidenta da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine). Participam como debatedores Roberto Moreira, pesquisador de cinema e colaborador do Instituto Itaú Cultural, e César Zamberlan, professor da área de Comunicação e Artes da Universidade São Judas Tadeu e membro da Associação Brasileira dos Críticos de Cinema (Abraccine). A live poderá ser acompanhada pelo canal da Ânima no Youtube: https://youtu.be/xnKB9qWl7TQ

O evento conta também com dois worshops oferecidos por docentes da Ânima. “Cinema Queer: explorando desvios da/na imagem em movimento” acontecerá no dia 15 de dezembro, das 14h às 16h, com Ramayana Lira. No dia 16, das 14h às 16h, o workshop “Para que serve a crítica” será conduzido pelo professor da São Judas César Zamberlan. As exibições das obras dos alunos acontecem nos dias 16 e 17, das 18h às 20h, pela plataforma do Festival. A mostra terá uma exibição síncrona, e os títulos ficarão disponíveis para acesso até o fim do período da programação do festival.

De acordo com a professora Ramayana Lira, o evento é fundamental para a aproximação entre os cursos e para que se entenda suas afinidades e especificidades. “É uma oportunidade singular para termos uma visão mais panorâmica do ensino e da produção de cinema a audiovisual, pois há escolas em 5 cidades distintas, mas, também, para colocarmos em pauta as características regionais, os impulsos e desejos de cada local. Com certeza sairemos desse evento com mais vigor e vontade de produzir. No caso dos filmes da UNISUL acredito que fica evidente a pluralidade de estéticas e uma preocupação com temas correntes que atentam a qualidade e a relevância do curso de cinema e audiovisual para a região ”  

SERVIÇO

1º Encontro de Cinema e Audiovisual do Ecossistema Ânima
12 a 17 de dezembro de 2020

Debate “Pós-cinemas e cinemas do pós”, com Ramayana Lira, Roberto Moreira e César Zamberlan. Organização: Área de Comunicação e Artes – VPA
Dia 12 de dezembro, sábado, às 17h. A live poderá ser acompanhada pelo canal da Ânima no Youtube: https://youtu.be/xnKB9qWl7TQ

Workshop: Cinema Queer: explorando desvios da/na imagem em movimento
Dia 15 de dezembro, terça-feira, das 14h às 16h, com Ramayana Lira (Unisul)
Inscrições limitadas pela plataforma do Festival: http://www.curtasantos.com.br/ 

Workshop: Para que serve a crítica?
Dia 16 de dezembro, quarta-feira, das 14h às 16h, com César Zamberlan (São Judas)
Inscrições limitadas pela plataforma do Festival: http://www.curtasantos.com.br/

Mostra Universitária Ânima – Curta Santos – 18º Festival de Cinema de Santos

Programação completa, com ficha técnica e sinopse, acesse: http://www.curtasantos.com.br/

Sessão 1 : Eu com o outro: subjetividade e afetividades
Dia 16 de dezembro, quarta-feira, das 18 às 20h.
Acesso: http://www.curtasantos.com.br/

Sessão 2 – As fronteiras do fim do mundo: entre a matéria e o espírito
Dia 17 de dezembro, quarta-feira, das 18 às 20h.
Acesso: http://www.curtasantos.com.br/

COMPARTILHAR