Unisul recebe o Selo ODS 2021

A Unisul acaba de receber o Selo ODS 2021. Este Selo é destinado aos signatários do Movimento Nacional ODS Santa Catarina, que cumpriram com os compromissos de signatário em 2020. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) visam cumprir com os compromissos da Agenda Global 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, aprovada pelos países membros da ONU, que se reuniram em 2015 para avaliação do desenvolvimento global e seus desafios para a sustentabilidade.

A Unisul reafirma seu compromisso com o fortalecimento das comunidades. “Precisamos transformar o mundo num lugar melhor, mas para isso, precisamos de um norte, os ODS são o nosso Norte. Os Objetivos representam essa missão de mundo que queremos. Embora seja uma missão mundial, nós temos que fazer ações locais para que esses objetivos sejam alcançados. A Unisul possui desde sua origem o comprometimento com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde está inserida, e as conexões e sinergias locais e globais em prol dos ODS, potencializadas a partir do Ecossistema Ânima, se constituem em uma ótima oportunidade, por meio de seus alunos (as) e educadores (as) em contribuir de forma significativa para esse nobre propósito”, afirma o professor Mauri Luiz Heerdt, reitor da Unisul.

De acordo com o professor Fabricio Attanásio, Head de Inovação e Desenvolvimento na Unisul e Coordenador Geral do Comitê ODS de Tubarão e região da Amurel o certificado que a Unisul recebeu com o selo e as 6 estrelas, são simbólicos e, demonstram que a Unisul cumpriu com seus compromissos como signatária do Movimento Nacional ODS Santa Catarina no ano de 2020. “Esta conquista nos deixou muito honrados, pois ela é resultado de diversas iniciativas realizadas pela Universidade, que contribuem na implementação dos ODS, em um levantamento recente identificamos mais de mil projetos e ações desenvolvidos nos últimos anos que contemplam todos os 17 ODS, o que nos orgulha muito, pois, é algo orgânico que faz parte das práticas das pessoas, e representam o nosso propósito de ajudar a solucionar os problemas da comunidade local e do mundo, acesse o Anima Lab Unisul https://animalab.unisul.br/  e conheça as oportunidades”, afirma Fabrício Attanásio

O compromisso da Unisul como signatária dos ODS vai muito além, assumindo um papel de liderança junto ao Movimento ODS https://sc.movimentoods.org.br/ em Santa Catarina, contribuindo para o fortalecimento dos comitês locais e incentivando as práticas e atitudes sustentáveis entre seus membros e na sociedade. O Movimento ODS Santa Catarina teve um crescimento de 54% em relação ao ano de 2019, reunindo mais de 750 signatários, entre pessoas físicas e jurídicas, em 13 comitês que atuam em 68 cidades catarinenses.

“Esse crescimento em plena pandemia da COVID-19, demonstra que as pessoas e organizações estão tomando consciência da importância da união de esforços em prol de um planeta mais justo, sustentável e saudável para a nossa e as futuras gerações”, complementa professor Fabrício Attanásio

Para as pessoas que tiverem interesse em contribuir para a implementação da Agenda 2030 e os ODS, entre em contato animalab@unisul.br